Pular para o conteúdo principal

Relendo A Moreninha

 Relendo A Moreninha

Silvio Darlan

O primeiro livro que li na vida foi A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo. Ganhei esse exemplar na escola onde estudava, em Conceição, Paraíba, no velho Grupo Escolar José Leite. Lembro do cheiro do papel, das páginas amareladas e do encantamento por aquela história leve, feita de amores e encontros juvenis. Na época, não percebi nada além da narrativa doce e do romance inocente que se desenrolava diante dos meus olhos.

Hoje, tantos anos depois, abri novamente o livro. A capa já é outra, a edição é nova, mas as palavras são as mesmas — e agora soam diferentes. Publicado em 1844, escrito por um jovem médico que inaugurou o romance romântico brasileiro, o livro traz também a marca do seu tempo: o preconceito racial entranhado nas falas e descrições.

Expressões como “crioulo” ou “cravo da Índia” surgem com naturalidade no texto, mas carregam o peso de séculos de escravidão. Eram palavras usadas para designar negros e escravizados, e que hoje soam como cicatrizes da língua. No capítulo 2, aparece Tobias, descrito assim:

Tobias: escravo, criado de D. Joana, prima de Filipe. O negro tem dezesseis anos, é bem-apessoado, falante, muito vivo quanto à questão de dinheiro.

E, logo depois, a narrativa se estende numa pintura ainda mais vívida, revelando a visão racializada da época:

Ah! maldito crioulo… estava-lhe o todo dizendo para que servia!… Pinta na tua imaginação, Augusto, um crioulo de dezesseis anos, todo vestido de branco com uma cara mais negra e mais lustrosa do que um botim envernizado, tendo, além disso, dois olhos belos, grandes, vivíssimos e cuja esclerótica era branca como o papel em que te escrevo, com lábios grossos e de nácar, ocultando duas ordens de finos e claros dentes, que fariam inveja a uma baiana; dá-lhe a ligeireza, a inquietação e rapidez de movimentos de um macaco e terás feita ideia desse diabo de azeviche, que se chama Tobias.

Lidas com atenção, essas palavras mostram que, mesmo em um romance cujo foco não é a escravidão, ela estava presente — não apenas como pano de fundo, mas como parte das relações sociais, da linguagem e das mentalidades.

Reler A Moreninha é, para mim, um encontro entre duas leituras: a de um menino curioso que se apaixonou pelo ato de ler, e a de um adulto que compreende o contexto e reconhece os limites e preconceitos do século XIX. O livro que um dia me encantou continua importante, mas agora também serve como espelho de um passado que não devemos romantizar.  

Talvez seja esse o sentido de voltar aos livros que nos formaram: perceber que a literatura, assim como nós, muda com o tempo — não porque as palavras mudem, mas porque mudam os olhos que as leem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatinha Costa

 Silvio Darlan Quando um artista sobe ao palco e emociona uma multidão, o público costuma enxergar apenas a voz, o talento e o brilho daquele momento. Mas, por trás de cada show, cada viagem e cada apresentação, existem pessoas que trabalham para que tudo aconteça. É nesse lugar especial que está Fatinha Costa. Há muitos anos ao lado de Elba Ramalho, Fatinha se tornou uma figura querida por todos que acompanham a cantora. Seu trabalho nos bastidores é fundamental: ela ajuda a organizar detalhes, acompanha a rotina da artista, participa da preparação dos shows e contribui para que tudo esteja pronto quando Elba entra em cena. Quem conhece a trajetória de Elba sabe que uma grande carreira não é construída apenas com talento, mas também com uma equipe dedicada e comprometida. Fatinha é uma dessas pessoas que fazem a diferença sem precisar aparecer. Sua força está na organização, no cuidado e na dedicação diária. Com o passar dos anos, a relação de Fatinha com os fãs de Elba Ramalho ul...

Do Sabadinho Bom aos Caminhos de Taperoá - Silvio Darlan

   Silvio Darlan Há cidades que contam sua história por meio dos livros. Outras, pelas igrejas, pelos monumentos ou pelas praças. João Pessoa tem a felicidade de contar parte de sua história através da música. Ontem estive no Sabadinho Bom, um dos mais belos projetos culturais da capital paraibana. Criado para ocupar as ruas do Centro Histórico com arte e convivência, o evento se tornou um ponto de encontro para quem aprecia a boa música e acredita que a cultura é capaz de dar vida nova aos espaços urbanos. A ideia é admirável. Sem grandes formalidades, o projeto reúne artistas talentosos e aproxima o público de manifestações genuinamente brasileiras. Ali, o samba, o choro e o forró encontram abrigo entre casarões antigos e ruas carregadas de memória. É verdade que a estrutura ainda deixa muito a desejar. Dos banheiros ao palco, há deficiências que saltam aos olhos de quem frequenta o evento. Contudo, essas limitações não diminuem a grandeza da iniciativa. Pelo contrário, reve...

A medicina não é palco.

Silvio Darlan A decisão judicial que determinou a retirada do vídeo institucional publicado pelo Município de Conceição/PB https://www.tjpb.jus.br/noticia/justica-determina-a-retirada-de-video-com-dados-sensiveis-de-paciente-falecido revela mais do que uma controvérsia jurídica. Ela expõe um problema social grave, marcado pela negligência no cuidado, pela banalização da vida e pela cultura da exposição típica da geração do “tudo posto”. O caso mostra um paciente com sintomas claros de doença grave que não recebeu atendimento adequado no tempo certo. A ausência de exames, a demora na transferência e a falta de condutas eficazes indicam uma falha estrutural do sistema de saúde local, onde o improviso e o “mínimo possível” acabam substituindo o dever de cuidado. Não se trata apenas de erro individual, mas de um modelo institucional que normaliza a precariedade. A segunda falha, ainda mais simbólica, ocorreu após a morte. Ao divulgar publicamente o nome completo do paciente falecido e ...