Pular para o conteúdo principal

Em 1890, jornal registrava seca extrema, migração e medo de ataques em Conceição

 

Silvio Darlan

Correspondência enviada da antiga vila revela como a estiagem de 1888-1889 ainda produzia fome, deslocamentos para o Ceará e sensação de abandono no sertão paraibano.

Uma pequena nota publicada há 136 anos ajuda a reconstruir um dos períodos mais difíceis da história do sertão de Conceição, na Paraíba. Na edição de 21 de fevereiro de 1890, o jornal Estado da Parahyba, publicado em Campina Grande, reproduziu uma correspondência enviada da então vila da Conceição, datada de 22 de janeiro daquele ano. O relato descrevia uma população submetida simultaneamente à seca, à fome, à migração e à insegurança. O documento, preservado pela Hemeroteca Digital Brasileira da Fundação Biblioteca Nacional, pertence ao periódico Estado da Parahyba, identificado na própria edição como órgão democrata e publicação semanal. A correspondência aparece na seção intitulada “Gazeta do Sertão”.

O texto é curto, mas extraordinariamente expressivo. O correspondente afirmava que “a secca continua horrível” e informava que parte da população estava deixando a região em direção ao Ceará. Na avaliação publicada pelo jornal, a situação era tão grave que os sertões poderiam ficar “deshabitados”. A notícia revela, portanto, que a crise não era apenas uma questão de falta de chuva: a estiagem já interferia diretamente na permanência das famílias no território.

A correspondência precisa ser compreendida no contexto da seca de 1888-1889, um dos episódios de estiagem registrados no Nordeste no final do século XIX. Estudos históricos identificam esse período como uma das grandes secas que atingiram a Paraíba, ao lado dos acontecimentos de 1877-1879 e de outros episódios anteriores. O historiador paraibano José Américo de Almeida, em A Paraíba e seus problemas, dedicou extensa análise às consequências sociais da estiagem de 1888-1889. Segundo a reconstrução apresentada na obra, a Paraíba ainda não havia se recuperado completamente dos efeitos da grande seca de 1877-1879 quando voltou a enfrentar uma nova crise. O ano de 1887 havia apresentado melhores condições, mas as chuvas cessaram em julho e a situação se agravou no interior.

A própria documentação jornalística confirma que a seca de 1888-1889 produziu efeitos que ultrapassavam a agricultura e a pecuária. A escassez provocava deslocamentos humanos, dificuldades de abastecimento, redução das atividades econômicas e pressão sobre as autoridades para a adoção de medidas de socorro. Pesquisas acadêmicas sobre o período mostram que a migração foi uma das consequências mais marcantes das grandes estiagens nordestinas.

É nesse cenário que ganha importância a notícia enviada de Conceição. A frase registrada pelo correspondente — “o povo se retirando para o Ceará” — constitui uma das partes mais significativas do documento. Não se trata de uma referência genérica à seca, mas do registro de um movimento concreto da população, que abandonava a região em busca de condições de sobrevivência. A migração para outras áreas era uma das estratégias encontradas pelas famílias sertanejas diante do colapso das condições locais de vida. O deslocamento podia significar a procura por alimentos, trabalho, água e proteção. Permanecer significava enfrentar a escassez; partir representava a tentativa de encontrar alguma possibilidade de sobrevivência.

A documentação histórica sobre a Paraíba mostra que a seca de 1888-1889 atingiu diferentes áreas da província e produziu deslocamentos e conflitos sociais. A pesquisadora Marly Vianna, em estudos sobre Campina Grande e seu entorno, registra que, depois da grande calamidade de 1877, outra seca voltou a atingir a Paraíba em 1888-1889. O relato publicado pelo Estado da Parahyba acrescenta a essa reconstrução histórica uma perspectiva local: a de uma comunidade que via parte de seus habitantes partir e temia que a continuidade da estiagem provocasse o esvaziamento dos sertões.

A insegurança aparece ao lado da fome. A correspondência afirma que grupos de cangaceiros estariam se reunindo para atacar cidadãos considerados pacíficos e que possuíam alguns recursos de sobrevivência. Em seguida, o correspondente reclama que a pequena força de segurança existente na localidade havia sido retirada pelo governo e questiona como a população poderia se proteger diante daquela situação.

É importante, entretanto, evitar uma leitura anacrônica do termo “cangaceiro”. A notícia é de 1890, décadas antes da atuação de Lampião e do período mais conhecido do cangaço nordestino. Pesquisas históricas indicam que a formação de bandos armados no sertão já ocorria no século XIX, mas o fenômeno se intensificaria posteriormente, sobretudo entre o final daquele século e as primeiras décadas do século XX. Assim, a palavra utilizada pelo jornal deve ser compreendida dentro da linguagem e das circunstâncias sociais daquele período. O documento não está falando de Lampião, que ainda nem havia nascido, mas registra a existência, na percepção de um correspondente local, de grupos armados que representavam uma ameaça à população.

A última parte da correspondência é talvez a mais reveladora. Depois de mencionar a fome e a insegurança, o autor pede “com urgência providencias ao governo”. A reclamação revela a expectativa de que o poder público atuasse para enfrentar a crise. O problema apresentado à autoridade era duplo: de um lado, a população sofria com a falta de recursos provocada pela estiagem; de outro, o enfraquecimento da presença policial aumentava a sensação de vulnerabilidade.

A notícia funciona, assim, como uma espécie de documento social. Em poucas linhas, reúne três problemas que frequentemente aparecem associados nas fontes sobre as grandes secas nordestinas do período: a escassez, a migração e a insegurança. A seca não aparece apenas como um fenômeno climático, mas como uma crise capaz de alterar profundamente a vida das comunidades, deslocar famílias, comprometer a produção econômica e aumentar a dependência em relação às autoridades públicas.

Mais de um século depois, a pequena nota publicada no Estado da Parahyba permite olhar para Conceição por uma janela pouco conhecida de sua história. A atual cidade ainda não existia juridicamente com a configuração que possui hoje. A povoação havia sido elevada à categoria de vila pela Lei Provincial nº 255, de 9 de outubro de 1866, com a denominação de Vila Federal de Conceição, desmembrada de Misericórdia, segundo documentação histórica reunida em estudos sobre a formação administrativa do município.

A correspondência publicada em 1890 mostra, portanto, uma Conceição situada pouco mais de duas décadas depois de sua elevação à condição de vila. Era uma comunidade sertaneja inserida em uma região profundamente dependente das condições climáticas, da criação de animais, da agricultura e das redes de comércio e circulação entre os sertões. A crise descrita pelo correspondente atingia justamente os fundamentos materiais que sustentavam aquela sociedade.

O relato também demonstra o papel que a imprensa exercia na construção da memória desses acontecimentos. Uma informação produzida localmente — “da vila da Conceição nos escrevem” — chegava às páginas de um jornal editado em Campina Grande e passava a integrar o registro documental da crise. O que poderia ter permanecido restrito à experiência de uma comunidade sertaneja acabou preservado nas páginas de um periódico e, mais de um século depois, pode ser reencontrado no acervo digital da Biblioteca Nacional.

Hoje, a nota pode ser lida não apenas como uma notícia antiga, mas como um testemunho da vida cotidiana no sertão paraibano. Ela registra o medo de uma população diante da falta de chuva, a partida de famílias para o Ceará, a fragilidade da segurança pública e a cobrança por providências governamentais. Revela também a dimensão humana de uma seca que, nos documentos oficiais, pode aparecer apenas como dado climático, mas que, na experiência cotidiana, significava fome, deslocamento, perda de meios de subsistência e incerteza sobre o futuro.

É uma pequena peça de jornal, mas seu conteúdo é grande. Ao registrar que, em janeiro de 1890, a seca ainda era “horrível” em Conceição, o documento preservou para o futuro a memória de uma população que enfrentava não apenas a ausência de água, mas uma crise capaz de atingir a economia, a mobilidade das famílias, a segurança e a própria permanência humana no sertão.

Fontes: Estado da Parahyba, Campina Grande, 21 de fevereiro de 1890, seção “Gazeta do Sertão”, correspondência da vila da Conceição datada de 22 de janeiro de 1890, disponível na Hemeroteca Digital Brasileira da Fundação Biblioteca Nacional. José Américo de Almeida, A Paraíba e seus problemas. Estudos acadêmicos sobre as secas de 1888-1889, as migrações no Nordeste e a formação histórica do cangaço. Documentação histórica referente à formação administrativa de Conceição.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatinha Costa

 Silvio Darlan Quando um artista sobe ao palco e emociona uma multidão, o público costuma enxergar apenas a voz, o talento e o brilho daquele momento. Mas, por trás de cada show, cada viagem e cada apresentação, existem pessoas que trabalham para que tudo aconteça. É nesse lugar especial que está Fatinha Costa. Há muitos anos ao lado de Elba Ramalho, Fatinha se tornou uma figura querida por todos que acompanham a cantora. Seu trabalho nos bastidores é fundamental: ela ajuda a organizar detalhes, acompanha a rotina da artista, participa da preparação dos shows e contribui para que tudo esteja pronto quando Elba entra em cena. Quem conhece a trajetória de Elba sabe que uma grande carreira não é construída apenas com talento, mas também com uma equipe dedicada e comprometida. Fatinha é uma dessas pessoas que fazem a diferença sem precisar aparecer. Sua força está na organização, no cuidado e na dedicação diária. Com o passar dos anos, a relação de Fatinha com os fãs de Elba Ramalho ul...

Do Sabadinho Bom aos Caminhos de Taperoá - Silvio Darlan

   Silvio Darlan Há cidades que contam sua história por meio dos livros. Outras, pelas igrejas, pelos monumentos ou pelas praças. João Pessoa tem a felicidade de contar parte de sua história através da música. Ontem estive no Sabadinho Bom, um dos mais belos projetos culturais da capital paraibana. Criado para ocupar as ruas do Centro Histórico com arte e convivência, o evento se tornou um ponto de encontro para quem aprecia a boa música e acredita que a cultura é capaz de dar vida nova aos espaços urbanos. A ideia é admirável. Sem grandes formalidades, o projeto reúne artistas talentosos e aproxima o público de manifestações genuinamente brasileiras. Ali, o samba, o choro e o forró encontram abrigo entre casarões antigos e ruas carregadas de memória. É verdade que a estrutura ainda deixa muito a desejar. Dos banheiros ao palco, há deficiências que saltam aos olhos de quem frequenta o evento. Contudo, essas limitações não diminuem a grandeza da iniciativa. Pelo contrário, reve...

A medicina não é palco.

Silvio Darlan A decisão judicial que determinou a retirada do vídeo institucional publicado pelo Município de Conceição/PB https://www.tjpb.jus.br/noticia/justica-determina-a-retirada-de-video-com-dados-sensiveis-de-paciente-falecido revela mais do que uma controvérsia jurídica. Ela expõe um problema social grave, marcado pela negligência no cuidado, pela banalização da vida e pela cultura da exposição típica da geração do “tudo posto”. O caso mostra um paciente com sintomas claros de doença grave que não recebeu atendimento adequado no tempo certo. A ausência de exames, a demora na transferência e a falta de condutas eficazes indicam uma falha estrutural do sistema de saúde local, onde o improviso e o “mínimo possível” acabam substituindo o dever de cuidado. Não se trata apenas de erro individual, mas de um modelo institucional que normaliza a precariedade. A segunda falha, ainda mais simbólica, ocorreu após a morte. Ao divulgar publicamente o nome completo do paciente falecido e ...